30 de agosto de 2012




Recomendo a título de esclarecimento ou comprovação a leitura da obra “Esperança Contra o Câncer – A mente ajuda o corpo” do autor alemão Walter Weber.
Na condição de oncologista, professor e pesquisador o médico Walter procura esclarecer e conscientizar o paciente de câncer; cuidador; familiares do paciente e o público leigo do quanto é urgente admitir que a medicina ainda encontra limites e  necessita urgentemente do “crer” do paciente em sua força interior.

Nesta 1ª Edição de 2012 o autor em momento algum nega as crises; revoltas e tristezas do diagnóstico de câncer, mas, abre os olhos dos pacientes para o “pensar” sobre os prognósticos (predição do médico de como a doença do paciente irá evoluir, e se há e quais são as chances de cura.).

Não posso afirmar por experiência própria, mas, sempre acreditei que, quando não há condições de alterar a realidade com a nossa direta intervenção, certamente sempre existirá a possibilidade de regredir; eliminar ou transformar a situação na qual nos encontramos através da oração; fé em Deus; força do pensamento positivo e valor do esclarecimento com base em estórias preguesas.

Segue abaixo algumas afirmações que merecem a reflexão do leitor:

“Por que é tão difícil admitir os efeitos positivos da psicoterapia sobre o desenvolvimento da doença, mesmo que os mecanismos talvez não possam ser explicados?”.

“Personalidades e as emoções de pacientes com doenças malignas:
- Perda da razão de viver;
- Perda de relacionamento de profundo significado;
- Desesperança;
- Sentimento de culpa;”

“É uma idéia incomum para o médico considerar ou mesmo estimar a doença como uma prestação criativa. O ego do paciente é visto como vítima.”

“Se mudar seus pensamentos, você pode mudar sua biologia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário