15 de setembro de 2015

"A Lista de Brett" - Lori Nelson Spielman.



Boa noite

Recomendamos a leitura do romance/ficção "A Lista de Brett" primeiro romance da autora americana da autora Lori Nelson Spielman – 1ª edição 2014.

Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida, um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. 

Resenha: Não coloquei muita expectativa neste livro, parecia mais uma ideia de historia clichê, chatinha, com final mais clichê ainda pela questão da personagem de luto, que para receber seu dinheiro tinha que cumprir algo que a falecida deixou imposto. Pois bem, era para ter essa ideia, mas não teve.

O livro muda muito de um jeito que não se imaginaria, a lista que Brett começa a cumprir por obrigação muda seu ser, nos atos, decisões e rotina. A vida que ela achava que estava certa na verdade não estava e a cada passo da lista que se cumpria era aberta uma carta, que o advogado e então amigo dela lia. Cartas lindas de uma conexão incrível como se a mãe que escreveu estivesse presente e soubesse o que ela iria pensar e fazer. Acontecem coisas estranhamente diferentes, que você não entende como foi introduzido na historia, com a ideia inicial tão diferente dessas novas.

Os personagens secundários com exceção de alguns continuam só para complemento da historia, não apaixonam tanto. Com relação ao romance é imensamente confuso no começo, você acha que vai ser um, mas não é, aparece outro perfeito que é como se você visse uma historia já pronta. Mas não ainda não é dessa vez.

O final apesar de eu ter achado que a autora poderia ter feito muito mais e que ficaria muito mais interessante se isso estivesse ocorrido, foi bom e inesperado. Se você analisar o que ela era no começo do livro para o que é no final, você percebe o quanto a vida pode mudar. Uma lista que parecia boba continha sonhos de alguém que ficou no passado, que nos faz pensar em nós mesmos e em quantos sonhos que tínhamos anos atrás foram esquecidos. Enquanto a vida nos leva e nós nem percebemos. Faz repensar sobre o que poderia ter feito e por qual razão não fizemos.
Um livro longo cheio de coisas confusas, mas, que deixa alguma mensagem.

Importante: A resenha acima mencionada é de autoria da leitora Tatiane Andrade.
Tatty nasceu em 03 de setembro de 1999, natural de Caruaru - Pernambuco (PE).
tatiandrade999@gmail.com 


Abraços
Kátia e Tatty

Blumenau (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário