2 de setembro de 2015

"A paixão é vista como antídoto para a morte em vida" - pg. 84 - A Filha das Flores - Vanessa da Mata.





Boa noite

Recomendo a leitura do romance brasileiro/ficção “A Filha das Flores” da cantora Vanessa da Mata, 1ª edição 2013 – Companhia das Letras.


Sinopse: Giza cresceu à beira de uma estrada que liga o norte e o sul do país. Sua geografia familiar, no entanto, pouco ultrapassa os limites da casa de infância, onde foi criada em meio às plantações de flores, ao pé do jardim. Os buquês e arranjos que lá eram preparados abasteciam toda a região, aproximando Giza de um universo de gente que ama, é rejeitada e morre, cada circunstância pedindo a sua própria flor. Assim, a menina, vivendo à sombra das tias, duas garotas que já encantavam os homens do vilarejo, encontrava seu jeito de vencer as cercas de casa. Mas, se das flores ela colecionava as histórias, das tias ela ganhava um vislumbre da vida adulta, que Margarida e Florinda, a despeito de serem pouco mais velhas, pareciam abraçar com naturalidade. A menina cresce, começa a conhecer o seu corpo, de suas vontades e de seus arredores. Viajando no carro que usa para entregar flores, ela ultrapassa os limites impostos pela família e chega a uma vila, lugar sobre o qual pairam histórias tenebrosas, e que ela passará a frequentar em busca de uma vida mais terrena. 

Resenha: Em seu primeiro romance/ficção a talentosa Vanessa da Mata apresenta ao leitor uma narrativa de infância, adolescência e maturidade da protagonista Giza, aquela que sabe reconhecer o aroma e valor de um ramalhete de rosas. Giza acompanha a vida das pessoas em uma pequena cidade, sem saber que sua própria história é muito mais misteriosa do que os mitos que correm boca a boca.
Em “A Filha das Flores” o leitor (a) vai debruçar seus momentos de reflexão sobre temas polêmicos em alguns círculos sociais: equilíbrio emocional, paixão, ação e reação, domínio da escolha do outro através de segredos e laços consanguíneos, ganância, mitos, amor além da vida.

Perfil do autor: Vanessa é natural de Alto Garças – Mato Grosso (MT), compositora e cantora de MPB, samba, música POP, etc...


Excelente quarta-feira.
Kátia Regina Maba

Blumenau (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário