20 de abril de 2016

"Maria de Nazaré" do autor Marek Halter – Romance Histórico.



Boa tarde

Recomendamos para seus momentos de boa leitura o romance "Maria de Nazaré" do autor Marek Halter Romance Histórico – Editora Prumo.

Sinopse: Até que ponto uma mãe pode influenciar o caminho escolhido por seu filho? Neste romance histórico, Marek Halter fornece um novo olhar sobre a mãe mais famosa de todos os tempos. Maria de Nazaré, ou Míriam (hebraico), mãe de Jesus, é retratada, nos inexplorados anos antes da maternidade, como uma defensora da liberdade e da paz. Assim como as grandes heroínas bíblicas, ela é uma mulher de luta, coragem e ação, que se envolverá numa série de eventos que mudarão sua vida e a história do povo judeu para sempre. Trata-se de uma narrativa cercada de reflexões religiosas e políticas que tornam este livro mais que uma ficção com elementos históricos - é, antes, uma instigante aventura através do tempo e das inquietações humanas.

Resenha: Demorei a escrever esta resenha, porque o livro foi muito bom e eu esperei ter a inspiração necessária para traduzir em palavras o encanto que senti nesta leitura.

Imperdível para alguém como eu, fã de romance histórico, foi um dos melhores livros que eu já li. A Vida de Maria de Nazaré foi espetacularmente reconstruída, desde a sua infância até o grande acontecimento pelo qual ficou reconhecida no mundo todo: o nascimento de Jesus.

O autor introduziu na história personagens conhecidos dos Evangelhos, como os pais de Maria, Isabel, João Batista, Barrabás, José de Arimateia e Nicodemos. E também personagens marcantes e carismáticos, como o jovem Obadias. A história foi muito bem desenvolvida, um daqueles livros que passam a impressão de vivermos aqueles momentos, naquelas paisagens, e isso para mim é um dos maiores encantos da literatura. O aspecto histórico daquela época e região, como a dominação romana e as injustiças praticadas contra o povo, também foi muito bem descrito. A história também demonstra a determinação e coragem de Maria. O autor preencheu as lacunas existentes na maior e mais fascinante história de todos os tempos, construindo uma leitura inesquecível.

Importante: A resenha acima mencionada é da leitora/parceira Laura Maria Pais Simão, residente em Petrópolis (RJ) e nasceu em 29 de julho de 1976.

Perfil do autor: Marek Halter nasceu em Varsóvia – Polônia em 1936. Durante a Segunda Guerra Mundial ele e seus pais escaparam por pouco do gueto de Varsóvia. Depois de um tempo na Rússia e Uzbequistão, eles emigraram para a França em 1950. Halter estudou mímica com Marcel Marceau e embarcou em uma carreira como um pintor que levou a várias exposições internacionais. Em 1967 ele fundou o Comité Internacional para um acordo de paz negociado no Oriente Próximo e desempenhou um papel crucial na organização das primeiras reuniões oficiais entre palestinos e israelenses. 

Abraços

Laura e Kátia

Nenhum comentário:

Postar um comentário